Dicas para desenvolver, explorar e aprimorar a memória infantil

Voltar para o blog

Por: Duo Studio

30 de agosto de 2023 Educação e Lazer
Legenda da Imagem
A memória é uma das principais capacidades mentais e os pais podem fazer a sua parte para desenvolver essa habilidade em seus filhos.

Já parou para pensar em quanto você usa a sua memória? Ela é fundamental para todas as atividades do dia a dia e também para os aspectos sociais e emocionais. Por isso, é importante buscar trabalhá-la desde a infância, com ações e métodos específicos.

 

Os pais podem contribuir para isso, através de brincadeiras e jogos que, além de educar e divertir, aprimoram as funções cognitivas. Veja as nossas dicas para fazer a sua parte pela memória dos seus filhos!

 

Qual é a importância de desenvolver a memória das crianças? 

Veja alguns dos principais motivos para dar um foco especial para o fortalecimento dessa capacidade nos primeiros anos de vida:

 

  • Nos ajuda a lembrar como realizar tarefas de maneira correta e simplificada;

  • Facilita os relacionamentos e conexões emocionais; 

  • Promove o aprendizado eficaz;

  • Cria associações para hábitos saudáveis;

  • Estimula a concentração e a atenção;

  • Melhora o raciocínio e as outras habilidades cognitivas.

 

3 formas de trabalhar a memória dos seus filhos 

Confira como você pode ter momentos de diversão em família e ainda potencializar a memória dos pequenos: 

 

  • Músicas infantis

Que criança não gosta de canções infantis? Elas podem ser usadas em qualquer momento de relaxamento e descontração, mas também agem em prol da memória. Incentive-as a decorar e cantar as músicas. 

 

Ao longo de toda a infância e até mesmo da adolescência, essa é uma ferramenta de estudo importante para aprender idiomas e outros conteúdos, criando as suas próprias letras com informações que precisam ser memorizadas. 

 

  • Jogo da memória

O nome já diz tudo! Essa brincadeira simples e que faz parte da infância de todos é eficaz em desenvolver a memória. Comece com versões fáceis e com poucas cartas e vá aumentando a dificuldade ao longo do tempo, enquanto o seu filho cresce e se desenvolve. 

 

  • Histórias e contos 

Todos nós lembramos de pelo menos algumas historinhas clássicas que ouvimos desde pequenos. A contação de narrativas pode trabalhar a capacidade de memorização. Para isso, leia ou conte pequenas histórias para as crianças e peça que elas relembrem os acontecimentos e os nomes dos personagens após ouvir. 

 

Essas são apenas algumas ideias com atividades já conhecidas, mas você pode criar as suas próprias brincadeiras para estimular a memória. Jogos que envolvam perguntas e respostas, sequências de eventos e associações de cores e formas ajudam nesse processo.