Descubra o brinquedo ideal para cada idade

Voltar para o blog

Por: Duo Studio

26 de julho de 2023 Educação e Lazer
Legenda da Imagem
Saiba qual é o brinquedo certo para cada faixa etária na infância. Leia aqui!

Brincar, sem dúvidas, faz parte dos melhores momentos da infância. Afinal, além de trazer muita diversão, ajuda no desenvolvimento das crianças. Mas, qual é o brinquedo ideal para cada idade?

 

Essa dúvida é bastante comum, já que ao irem crescendo, os pequenos passam por diferentes descobertas e ter o item certo para estimulá-los é fundamental. Acompanhe o texto e descubra agora os brinquedos adequados para as principais fases da infância.

 

Qual é o melhor brinquedo para cada faixa etária?

Confira um pouco sobre os períodos da infância e entenda quais itens são mais indicados para divertir as crianças.

 

  • Recém-nascidos

Nessa fase, o recomendado é investir em brinquedos que ajudem o bebê a aprimorar as habilidades motoras. Mordedores, bonecos mais macios e móbiles são algumas das opções. Isso porque podem ser apertados e levados à boca, auxiliando o pequeno a se desenvolver, percebendo cores, pesos e texturas diferentes.

 

  • Até 2 anos de idade

Aqui, o ideal é apostar em brinquedos de encaixar, que possuam portas para abrir e fechar ou botões para apertar. Carrinhos de empurrar, andadores e tapetes que oferecem a liberdade de brincar no chão também são indicados. Esses itens incentivam a criança a se mexer e dar os primeiros passinhos.

 

  • Entre 2 e 5 anos de idade

Nessa etapa, pode-se começar a oferecer massinhas, pincéis e lápis de cor, para que a criança aprimore ainda mais a coordenação motora e exerça a criatividade. Jogos da memória e quebras-cabeças com peças grandes também são bem-vindos para essas faixas etárias, pois influenciam no desenvolvimento cognitivo. Lembre-se de não dar brinquedos com itens muito pequenos, que possam ser engolidos.

 

  • A partir dos 6 anos de idade

Com essa idade, as crianças iniciam a alfabetização e adquirem maior domínio sobre as suas capacidades motoras e cognitivas. Portanto, é hora de ampliar as opções de brinquedos. Bicicleta, bolas e skates são excelentes alternativas para estimular o gosto pela prática de atividades físicas.

 

Além disso, os esportes ainda ajudam a criança a se socializar. Livros infantis e kits para desenhar são ótimos para despertar a criatividade e interesse pela leitura. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças mais complexos e videogames são outras possibilidades que incentivam os pequenos a desenvolverem a cognição e a memória.

 

Uma dica extra é ficar atento ao tipo de estímulo que aquele brinquedo está trazendo à criança. Por exemplo, se a maioria dos itens para diversão estão influenciando-o a ficar apenas na frente da televisão, uma conversa se faz necessária e alternativas mais ativas precisam ser buscadas, para que o desenvolvimento do pequeno seja mais saudável.

 

Acompanhe outros artigos

Continue por aqui e confira mais informações a respeito desse e outros assuntos sobre educação infantil.