Saiba como incentivar a autonomia do seu filho

Voltar para o blog

Por: Duo Studio

15 de março de 2023 Educação e Lazer
Legenda da Imagem
Confira 4 dicas simples para ajudar a tornar as crianças mais autônomas. Leia Aqui!

A educação de uma criança envolve diversas nuances e, por isso, ensinar os filhos a se tornarem independentes pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem algumas medidas bastante simples para incentivar os pequenos a desenvolverem a autonomia.

 

Essa habilidade é a capacidade da criança de tomar decisões e resolver tarefas por conta própria. Além de essencial, é uma questão que vai influenciar o seu filho até a vida adulta. Mas afinal, como estimular os pequenos para serem mais autônomos? Confira as dicas que separamos.

 

4 dicas para estimular a autonomia das crianças

 

1. Permita que o seu filho aprenda com os erros

Cometer erros é muito válido para que o pequeno aprenda a lidar com a frustração e as consequências, e desenvolva responsabilidade com as suas tarefas e atitudes. 

 

A dica é não protegê-los em excesso e ajudá-los quando necessário, mas não fazer as coisas para eles.

 

2. Incentive a falar as suas ideias 

Uma criança autônoma é aquela que expressa as próprias opiniões. Portanto, crie oportunidades para que ela fale sobre as suas experiências e pergunte o que acha de determinado desenho ou assunto.

 

Caso seja necessário discordar, apresente outros argumentos, mas faça de uma maneira leve, sem ignorar ou xingar, para que ela reflita sobre o tema.

 

3. Envolva o pequeno nas tarefas da casa

As tarefas domésticas são uma excelente maneira da criança aprender que possui responsabilidades e precisa realizá-las de forma autônoma. 

 

Manter o quarto organizado, guardar os brinquedos, verificar se o pratinho do animal de estimação tem água e comida, colocar as roupas sujas no cesto são algumas das atividades que os pequenos já podem começar a fazer.

 

4. Deixe a criança fazer escolhas

Ao invés de escolher tudo para ela e determinar como tudo funcionará, estimule a criança para que ela tome as próprias decisões. Mas, claro, sempre oriente-a e ajude-a no que for necessário.

 

A escolha da roupa é uma boa forma de incentivar a autonomia. Caso as peças sejam inadequadas, converse com ela para que opte por outra alternativa.

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Agora, é hora de colocá-las em prática e desenvolver ainda mais a autonomia do seu filho.