Como manter uma alimentação equilibrada e divertida na infância?

Voltar para o blog

Por: Duo Studio

6 de setembro de 2022 Alimentação
Legenda da Imagem
Como manter uma alimentação equilibrada e divertida na infância?

“Meus filhos estão recusando alimentos.” “A garotada não quer comer lanches saudáveis.” “Como faço para manter a alimentação deles mais equilibrada?” 

Esses são apenas alguns dos maiores desafios das mamães e papais de plantão. Isso porque, na infância, os pequenos aprendem a ter autonomia e começam a decidir o que querem comer.

Mas, não se preocupe! A manutenção de hábitos alimentares equilibrados, que agradem o paladar de crianças e adolescentes, pode acontecer e de forma divertida. Saiba Mais!

Por que a alimentação equilibrada deve ser praticada desde a infância?

Nutricionistas indicam que é nos primeiros anos de vida que as crianças estabelecem os seus hábitos alimentares. Por isso, os pais e tutores precisam estimular boas práticas desde cedo, principalmente na fase de introdução dos alimentos sólidos.

Especialistas dizem até que esses ensinamentos podem ser transmitidos durante a gestação. Se a mãe mantiver uma alimentação saudável e variada, existe a possibilidade dos sabores serem repassados para a criança através do leite materno.

Se as crianças ou os adolescentes construírem essa rotina, elas não sentirão receio de provar frutas, verduras, legumes e outros alimentos novos, além de fazerem isso com satisfação. O costume os seguirá até à vida adulta e contribuirá na manutenção da saúde e bem-estar.

Malefícios de seguir uma má alimentação

Mesmo com a correria do cotidiano, é fundamental separar uns minutos do dia para preparar refeições saudáveis aos pequenos.

Permitir que eles consumam frequentemente alimentos de baixo valor nutricional, como salsicha, refrigerantes, salgadinhos e outros itens ultraprocessados e calóricos, terá consequências prejudiciais à saúde, como:

  • Alterações na pele;

  • Problemas de vista;

  • Desenvolvimentos físico e mental inadequados;

  • Hipertensão arterial;

  • Osteoporose; 

  • Doenças renais e do coração;

  • Peso irregular ou obesidade;

  • Falta de ferro;

  • Fraqueza muscular;

  • E outras!

Como manter uma alimentação divertida e saudável durante a infância e na adolescência?

Existem alguns métodos para facilitar a aceitação dos alimentos adequados. Confira a seguir sete dicas que podem ajudar você:

  1. Seja um exemplo: se os pais se alimentam inapropriadamente, os filhos tendem a seguir os mesmos passos. Se você quer ser um reflexo, alimente-se de forma adequada na frente das crianças.

  2. Monte pratos coloridos: os pequenos adoram cores, por isso, um prato recheado de alimentos coloridos (cenoura, beterraba, tomate, etc.) pode ajudar a chamar a atenção e instigá-los a comer.

  3. Envolva os jovens no preparo: caso eles já sejam maiores, permita que ajudem a preparar as refeições, seja lavando, descascando ou até mesmo dando ideias. Esse envolvimento melhora a relação com os alimentos.

  4. Mude o lugar da refeição: uma forma de fazer com que eles comam o que está no prato é inovando no local. Que tal um piquenique? E se a mesa for colocada na varanda? Use a imaginação e eles vão adorar os legumes!

  5. Realize preparos diferentes: a criança não quer brócolis? Tente cozinhar ele junto do arroz! Testar os alimentos assados, cozidos, picados e de outras maneiras é bom para entender se ela não gosta da cor, da textura ou do sabor.

  6. Faça desafios e brincadeiras: estabeleça desafios, como o ganho de um ponto a cada alimento ingerido. Crie formatos de bichinhos, carros ou rostinhos para tornar o momento mais alegre e divertido.

Não force nada: as refeições não devem ser obrigatórias ou tensas. Se o pequeno não gosta do alimento, tudo bem, você também não gosta de algumas coisas. Lembre-se que nesta fase ele está formando o paladar e, quanto mais tranquilo, melhor.