Saiba como montar um cantinho de leitura para as crianças em casa

Voltar para o blog

Por: Arena Baby

22 de março de 2022 Educação e Lazer
Legenda da Imagem
Para ajudá-lo a instigar o hábito da leitura nas crianças, separamos algumas dicas de como criar um cantinho aconchegante e especial.

Poucas pessoas sabem disso, mas um dos maiores diferenciais de um adulto criativo, confiante e inteligente está no hábito de ler, afinal, ele é essencial no desenvolvimento humano e deve estar presente em nosso dia a dia.

Para que as crianças adquiram esse costume, você deve começar a incentivar desde cedo. Neste artigo, vamos ajudá-lo a tornar essa prática mais divertida e rotineira, transformando um espaço simples em um cantinho de leitura muito especial. Saiba Mais!

Como incentivar a leitura?

O processo deve iniciar durante a infância, especialmente nos primeiros meses de vida, quando quem lê são os papais e mamães. Isso serve para estabelecer um contato próximo com os livros e um interesse genuíno pelas histórias contadas.

A melhor forma de apresentar esse universo fascinante é criando um ambiente individual para colocar os livros e ler à vontade. Esse cantinho da leitura será fundamental para que a criança fique confortável e possa se concentrar apenas no que interessa.

Quer saber como criar um em sua casa para os seus filhos? Confira as dicas a seguir:

1- Escolha o lugar ideal

Não precisa ser um local muito grande ou um cômodo específico. Para que a leitura seja prazerosa e as crianças possam absorver melhor o conteúdo dos livros, basta ser um ambiente acolhedor, com espaço suficiente para comportar uma poltrona, puff ou um tapete com almofadas.

Algumas alternativas são:

  • Perto da janela do quarto;

  • Embaixo do vão da escada;

  • Em uma área externa da casa.

2- Escolha uma decoração criativa

Crianças adoram cores, texturas e objetos, por isso, decore o espaço com o jeitinho delas para tornar o espaço mais intimista e, ao mesmo tempo, bastante criativo.

Se eles gostam de algum personagem ou estão em fases específicas da infância (interessados por fadas, carros, princesas, futebol, etc.), é uma ótima alternativa utilizar esses elementos na decoração.

3- Iluminação adequada

Se o lugar escolhido é dentro de casa, opte por um espacinho com bastante acesso à luz natural. Afinal, ela é ainda mais indicada em questões de eficiência, economia e cuidados com o meio ambiente.

Caso isso não seja possível, invista em lâmpadas com cores mais quentes, como as amareladas, que transmitem maior sensação de aconchego. Luminárias de LED também são uma ótima opção para embelezar o local.

4- Cantinho dos livros

Que tal manter todos os livros à disposição? Se houver espaço suficiente no ambiente, é hora dos adultos entrarem em cena e colocarem uma estante ou armarinho para abrigar as estrelas do local: os livros.

Existem muitas formas de posicioná-los, seja na vertical ou horizontal, divididos por cores das capas, temas ou títulos, e assim por diante. Deixe a criatividade fluir!

5- Escolha os livros

Falando neles, essa é uma das partes mais importantes. A escolha do repertório vai de acordo com o gosto e a idade das crianças, podendo variar com o passar do tempo. 

Não sabe por onde começar? Selecionamos 10 livros muito interessantes para os seus filhos se divertirem. Descubra quais são clicando aqui.

Gostou das ideias?

Então, é hora de colocar em prática e tornar a leitura um hábito muito valioso para a criançada.