Saiba como montar a lancheira ideal para o seu filho

Voltar para o blog

Por: Arena Baby

27 de janeiro de 2022 Educação e Lazer
Legenda da Imagem
Não se deixe levar pelos industrializados, monte uma lancheira com alimentos saudáveis e nutritivos para o seu filho levar para a escola.

Promover uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e até mesmo social dos seus filhos. Por isso, quanto mais alimentos de qualidade eles consumirem diariamente, melhor.

Desse modo, fornecer às crianças produtos industrializados, com muito sódio, açúcar ou sem os nutrientes necessários, como salgadinhos e biscoitos recheados, para elas levarem de lanche para a escola não é a alternativa ideal.

Com as aulas voltando, chegou o momento de descobrir como montar uma lancheira saudável e altamente nutritiva para os pequenos. Continue aqui!

1. Escolha a lancheira certa

Alimentação saudável é sinônimo de produtos frescos, por isso, escolha uma lancheira térmica, que possa conservar a qualidade dos alimentos por bastante tempo.

Outro fator é o tamanho do item, sendo que o mais indicado são as de tamanho médio, pois possibilitam o armazenamento de alimentos e até mesmo garrafinhas de suco ou água. Elas devem ser confeccionadas em material resistente, para aguentar o peso do que está sendo carregado. Verifique também as divisórias internas e externas.

2. Quais alimentos levar

Para que a alimentação seja completa, coloque sempre o conjunto: carboidrato (pão, bolo, etc.), fruta e uma proteína (atum, frango, etc.). Tente variar o máximo possível no dia a dia para que a criança não acabe enjoando e deixando de comer.

Sucos e iogurtes são sempre bem-vindos, mas incentive o consumo de água também.

3. Faça substituições

Criança é criança, então mesmo que você evite ao máximo dar alimentos industrializados, muitas vezes não tem como escapar. Dessa forma, substitua biscoitos e bolos cheios de açúcar e gordura pelos integrais, caseiros e mais naturais possível.

4. Escolha frutas com maior tempo de oxidação

Se você for fazer um suco natural, procure produzir mais perto do horário da aula e opte por frutas que demoram para oxidar, ou seja, ficam com sabores e odores desagradáveis. Algumas opções para a sua escolha: manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola.

Outro fator para evitar a oxidação é envolver os pedacinhos de frutas com plástico filme, assim, ficarão protegidas e deliciosas.

5. Cuidado com itens que precisam ser refrigerados

Iogurtes, maionese, requeijão e outros itens que necessitam estar em locais refrigerados merecem total atenção. Dessa forma, verifique se a escola disponibiliza geladeira para armazenar o lanche até o horário de consumo.

6. Torne a experiência divertida

Seu filho não gosta de tomate? Evita cenoura? Experimente fornecer tomate cereja, cenoura baby e outros alimentos que possuem variações mais atrativas.

Cortar as frutas e outros itens em formatos divertidos também farão o seu filho curtir a experiência.

Dicas de lanche para cada dia da semana

Trouxemos algumas opções que irão inspirá-lo a montar a lancheira do seu filho de maneira impecável.

Segunda: uvas sem caroço, sanduíche de pão integral com patê de frango e folha de alface.

Terça: cenoura baby para comer com homus (pasta de grão-de-bico) e suco de uva integral diluído com água.

Quarta: iogurte natural sem açúcar, um potinho com fruta picada e aveia em flocos finos. A ideia é que no intervalo a criança coloque no pote as frutas e a aveia, misture e coma tudo junto.

Quinta: bolo de chocolate integral caseiro e mexerica já descascada.

Sexta: biscoito de queijo e água de coco.