Até quantos meses é importante amamentar?

Voltar para o blog

Por: Arena Baby

29 de junho de 2021 Mamãe e Bebê
Legenda da Imagem
O tempo de aleitamento materno é motivo de dúvida para mães de primeira viagem, mas não é um mistério.

             Principal alimentação dos recém-nascidos, o leite materno é assunto presente nas rodas de conversas de grávidas e mães de primeira viagem.

             Por ser um alimento completo, rico em nutrientes que permitem o crescimento saudável dos bebês, o leite também produz anticorpos que passam da mãe para eles, aumentando as defesas e diminuindo as chances de a criança adoecer facilmente. As vantagens são imensuráveis, como:

- Proteção contra doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias;

- Reduz riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade;

- Reduz consideravelmente os riscos de mortalidade infantil, evitável em crianças menores de 5 anos.

              Além dos benefícios para a saúde física, a amamentação é uma forma de estreitar ainda mais os laços entre a mamãe e o seu bebê, tendo em vista o vínculo afetivo que se forma desde o primeiro segundo de vida do recém-nascido.

               O que muitas mães ainda se perguntam é por quanto tempo devem amamentar, até qual mês deve-se acordar o bebê para alimentá-lo, quando deve ser feito o desmame ou se existe uma regra que deve ser seguida à risca após o parto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser realizado de maneira exclusiva até o 6° mês de vida do bebê, ou seja, sem outros alimentos ou líquidos. E, como alimento complementar, até os dois anos de idade ou mais, se necessário.

               Por mais que o foco seja a saúde do bebê, amamentar também promove segurança à mãe. Isso porque o aleitamento diminui o risco de ela ter câncer de mama e contribui significativamente no pós-parto, pois o útero se contrai e acaba voltando ao tamanho natural com maior agilidade.

               Sendo assim, a amamentação deve ser um momento único de paz e amor. Por isso, trazemos algumas dicas para que o ato seja muito mais tranquilo e as mamães de plantão possam tirar de letra durante o tempo que for necessário:

  1. Escolha um local arejado e aconchegante. Estar relaxada durante a amamentação é bom para você e para o bebê;
  2. Faça intervalos para que ele mame corretamente e não fique estressado;
  3. Não use sutiãs apertados e vista roupas confortáveis;
  4. Durante o banho, lave os seios somente com água;
  5. Ao sair do banho, enxugue os mamilos suavemente com uma toalha macia ou deixe-os secarem ao ar livre;
  6. Troque os protetores de seios regularmente;
  7. Caso escute barulhos estranhos vindos da boca do bebê (como estalos ou sons semelhantes aos de um beijo), retire ele e recomece. Se for o caso, modifique a posição;
  8. Cuide da sua alimentação;
  9. Beba água durante a amamentação;
  10. Evite ficar trocando de peito durante as mamadas.

É válido ressaltar que se você estiver com dúvidas específicas sobre o aleitamento materno, deve questionar o seu médico. Visite-o regularmente!

Você sabia que a Arena Baby, além de contar com uma plataforma online de vendas, também é uma franquia?

A Arena Baby possui uma rede com mais de 18 lojas físicas em plena expansão, demonstrando que o modelo de franquia é perfeito para quem procura o melhor investimento. 

Tenha um negócio lucrativo, validado pelo mercado e ainda ajude seu planeta e a sua comunidade através do consumo consciente, principal objetivo da Arena Baby.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e obtenha mais informações sobre esse negócio que cresce constantemente. 

Seja um franqueado agora mesmo clicando aqui!