5 dicas para fazer o seu bebê dormir melhor

Voltar para o blog

Por: Arena Baby

27 de maio de 2021 Mamãe e Bebê
Legenda da Imagem
5 dicas para fazer o seu bebê dormir melhor

Dizem que quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Não é uma afirmação tão simples, no entanto. A verdade é que as descobertas iniciam já nos primeiros minutos após o nascimento: amamentação, primeiro banho no hospital, melhores jeitinhos de acalmar o choro, cólicas, enfim, todos os cuidados que envolvem aquele pequeno ser tão amado. Neste misto de descobertas, vem algumas surpresas: nem todos os bebês dormem horas seguidas, sequer alcançam uma noite inteira de sono nos primeiros meses de vida.  

Aí vem aquela cena clássica. São três horas da madrugada, a mãe em pé tentando acalmar o bebê que chora inconsolavelmente, enquanto o pai tenta dar apoio e ajudar como pode. Na manhã seguinte, o cansaço é companheiro fiel dos pais, que têm um dia inteiro de atividades pela frente.

Se você busca receitas infalíveis para que seu bebê durma a noite toda, já vamos avisar de antemão: não há nenhum método capaz de assegurar que isto vai acontecer, principalmente no caso de recém-nascidos. Mas com algumas dicas e ajustes na rotina é possível melhorar a quantidade e a qualidade de sonos dos pequenos.

Por que os bebês acordam à noite

Segundo especialistas, os intervalos menores de sono fazem parte do amadurecimento neurológico do bebê. Nos primeiros meses de vida, é esperado que as crianças durmam de três a quatro horas, num ritmo direto. Aos poucos, após os seis meses, este ritmo melhora e alguns bebês já dormem seis horas sem acordar.

Claro que há exceções. Sempre vai aparecer aquela tia da vizinha da amiga que teve um bebê que dormiu 10 horas seguidas logo após chegar do hospital (se você é esta mãe, agradeça a benção!). No entanto, é natural e esperado que a criança tenha alguns despertares noturnos até os 2 anos. Aliás, até adultos têm estes despertares, o que nos diferencia é que nós sabemos como voltar a dormir, enquanto os bebês precisam de ajuda para pegar sono outra vez.

Horas de sono por dia conforme a idade

Abaixo, veja a tabela da Sociedade Brasileira de Pediatria que indica o total de horas de sono de um bebê, em média, até 2 anos.

1 mês: de 16 a 20 horas de sono por dia. Ciclos de sono de 1 a 4 horas por noite.

3 meses: até 15 horas de sono por dia.

6 meses: até 14 horas de sono por dia.

1 ano: até 13 horas de sono por dia.

2 anos: até 12,5 horas de sono por dia.

Dicas para o seu bebê dormir melhor

Como já falado, não há nenhuma receita que garanta que seu bebê vá dormir a noite toda assim que chegar da maternidade. Mas, com pequenos ajustes de rotina, é possível melhorar o sono e o tempo em que o bebê passa dormindo. Veja as sugestões da Arena Baby abaixo.

1. Reconheça os sinais de sono

Bebê não vem com manual, mas é possível aprender o que eles precisam identificando alguns sinais. Quando a criança está com sono, costuma bocejar, coçar as orelhas, esfregar os olhos, fica irritada e chorosa, além de solicitar mais colo e contato com os pais ou cuidadores.

2. Criei uma rotina

Rotina é a melhor amiga do sono. Crianças gostam da sensação de segurança de saber o que vai acontecer, por isso, a rotina é uma ótima aliada na vida dos pequenos. Especialistas dizem que a partir da sexta semana, o bebê já consegue entender e se adaptar à rotina. Comece estabelecendo um horário para começar o ritual do sono noturno. Diminua as luzes cerca de 30 minutos antes disso e escolha o que fará parte deste momento: pode ser um banho relaxante e morninho, seguido de amamentação (ou mamadeira) e ida para a cama. Crianças maiores podem ouvir uma história antes de dormir, seguida de uma música calma.

Tenha persistência e paciência. Mantenha o ritual estipulado diariamente, logo seu bebê se adaptará.

3. Atenção para as sonecas do dia

Uma boa noite de sono começa logo após o bebê acordar. Sabia? Portanto, cuidado com as sonecas do dia. Não ache que o bebê dormirá melhor à noite se ficar mais acordado pela tarde e manhã. Pelo contrário, ao final do dia o bebê estará tão cansado e estressado que provavelmente terá dificuldade de dormir e acordará mais vezes.

4. Evite telas e apague as luzes

Exposição às telas, música, conversa alta, barulho... Tudo isso deixará o bebê agitado. É recomendado ir apagando as luzes e desligando eletrônicos 30 minutos antes do ritual do sono, assim, um ambiente relaxante vai sendo criado e o bebê entende que está na hora de dormir.

5. Escolha um pijama confortável

Nada de deixar o bebê dormir com a roupa usada durante o dia. Escolha um pijama bem confortável que permita que o bebê se movimente e, ao mesmo tempo, fique aquecido, se for frio e fique fresquinho, se for calor. Escolha uma roupinha adequada ao clima, que proporcione conforto térmico.

O que achou das dicas? São simples, não é? Comece a colocá-las em prática hoje mesmo e tenha noites mais tranquilas!
 

Você sabia que a Arena Baby, além de contar com uma plataforma online de vendas, também é uma franquia?

A Arena Baby possui uma rede com mais de 18 lojas físicas em plena expansão, demonstrando que o modelo de franquia é perfeito para quem procura o melhor investimento. 

Tenha um negócio lucrativo, validado pelo mercado e ainda ajude seu planeta e a sua comunidade através do consumo consciente, principal objetivo da Arena Baby.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e obtenha mais informações sobre esse negócio que cresce constantemente. 

Seja um franqueado agora mesmo clicando aqui!